Sobre Nós

Sobre Nós

Somos um gestor social que promove a conexão entre empresas, pessoas e projetos sociais, desenvolvendo ações que fazem a diferença no mundo ao nosso redor com o propósito de inspirar a solidariedade para transformar vidas.

Acreditamos que o profissionalismo e o comprometimento de nosso time são determinantes para os resultados que conquistamos. Atuamos com ética e transparência, respeitando as diferenças e promovendo o desenvolvimento humano para todos e todas que fazem parte da Rede Integrada do Instituto.

Missão

Articular diferentes atores da sociedade em prol do bem comum. Muitos podem doar, muitos precisam receber. Nós, como gestores, conectamos esses dois mundos e assim multiplicamos forças.

Visão

Expandir a cultura da solidariedade para promover acesso a uma vida digna.

Valores

Acreditar no improvável, no poder da gratidão, na união entre pessoas e atuar com transparência.

Propósito

Inspirar a solidariedade para transformar vidas.

Nossa Trajetória

1994

Início do movimento a favor de crianças em vulnerabilidade social

Os irmãos Pedro, Carlos, Zeca e Maria Luiza Werneck, juntamente com sua tia Vera e com o pai, Ian Werneck, conhecem uma família que abrigava várias crianças e começam a apoiá-las com a ajuda de um grupo de amigos. Em seguida passam a apoiar também uma instituição repleta de crianças com paralisia cerebral, em Magé – RJ.

1998

Estatuto do Instituto da Criança

No final de 1997, após três anos, esse trabalho que era um “movimento”, sem nome, sem CNPJ e sem estatuto, foi se desenvolvendo até que o grupo resolve dar um nome a ele. É formalizado então o Instituto da Criança para olhar para as crianças daqueles dois ambientes.

2003

Projeto com adultos e jovens

O IC entende que para as crianças estarem bem é necessário também olhar para as famílias delas e seu entorno. Assim é criado o programa Espaço Cidadão, voltado para a educação da família e falando sobre Cidadania, Planejamento Familiar, Relacionamento Interpessoal, Alcoolismo e Drogas, sendo todos temas presentes no dia a dia daquelas pessoas. O objetivo é promover um espaço de reflexão, diálogo e esclarecimentos sobre questões fundamentais para o exercício da cidadania.

2007

O Instituto da Criança passa a ter a qualificação fiscal de OSCIP

Desta forma, o IC passa a ter como benefícios: possibilidade de remuneração de dirigentes sem a perda de benefício fiscal, oferecer dedução fiscal (IR) para pessoas jurídicas, celebrar Termos de Parceira com o Poder Público, possibilidade de receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela Secretaria da Receita Federal.

2008

Foco no empreendedor social

O Instituto da Criança foca nos empreendedores sociais – “joias da nossa sociedade” – que são pessoas que estão à frente dos projetos sociais e que viabilizam a existência e a continuidade deles. O Instituto procura suprir os déficits e fragilidades causadas pela ausência de recursos financeiros, materiais e competências técnicas desses grupos através de uma rede integrada e articulada que mobiliza forças de várias formas para minimizar as desigualdades sociais.

2010

Assessoria para empresas em responsabilidade social

O Instituto da Criança, por meio de um modelo de operação social dentro dos padrões corporativos e trazendo as boas práticas e metodologias das empresas, oferece consultoria estratégica em responsabilidade social.

2016

Consolidação como um gestor social

Com seu modelo de negócio social inovador, o Instituto da Criança se consolida como um gestor social fazendo com que as empresas sintam-se atraídas e seguras, querendo associar suas marcas ao trabalho oferecido por ele.
Para o IC, responsabilidade social corporativa é a incorporação das questões sociais e ambientais à estratégia do negócio, gerando valor e contribuindo para o desenvolvimento social e humano de todos os públicos com quem se relacionam.

Manifesto do Instituto da Criança: Por um futuro mais solidário

O movimento veio antes da formalização. Em tantos anos de Instituto da Criança o nosso passado reverbera com o nosso futuro. Tudo começa pelos idos de 1994 com um movimento solidário em apoio a crianças em situação de vulnerabilidade social. Então, se transforma numa organização social que articula diferentes públicos com uma gestão qualificada e reconhecida. O tempo passa, os anos passam e o Instituto da Criança ganha forma. Movimento e formalização, passado e futuro, presente em ação no exercício da solidariedade.

Leia mais

Certificações e Premiações

Inspirando a solidariedade para transformar vidas e agindo com qualidade e transparência, somos reconhecidos pelas nossas ações.

Em nossa trajetória recebemos certificações e aclamações sobre a nossa atuação e as compartilhamos abaixo:

Ocupamos a posição no ranking “melhores ONGs do Brasil” e a 69ª do mundo pelo ranking mundial “Top 200 NGOs 2023”, do thedotgood, mídia independente sediada em Genebra, Suíça.
Temos um status consultivo especial no Conselho Econômico e Social – ECOSOC das Nações Unidas desde 2014.

Contribuímos para os ODS alinhados com a Agenda 2030 da ONU.

Somos certificados como Selo A, pelo Selo Doar, na forma do atestado independente de adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência, que revela a aptidão para gerir investimentos e doações.

Recebemos o Prêmio #DestaqueAdemi2022 em Gestão Social.

Fomos homenageados pela Estácio de Sá pelos serviços realizados à sociedade brasileira e pela Associação de Imprensa da Barra da Tijuca – AIB em reconhecimento pelos serviços prestados na área de Responsabilidade Social.

Fomos aprovados em diferentes processos de diligência de grandes empresas, tais como Petrobras, Vale, Shell, NTS e GSK, o que reflete a nossa qualidade e transparência nos processos.

E finalizamos com um agradecimento a todas as pessoas (equipe, voluntariado e empresas parceiras e pessoas físicas) que contribuíram em nosso caminho até aqui.

Estamos no importante lugar da 4ª melhor ONG do Brasil e a 81ª do mundo, pelo ranking mundial Top 200 NGOs 2022, do thedotgood, sediada em Genebra, na Suíça.

Organização com status consultivo especial do Conselho Econômico e Social – ECOSOC desde 2014.

Somos certificados pelo Selo Doar, legitimando e destacando nosso profissionalismo e transparência, na forma do atestado independente de adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência, que revela a aptidão para gerir investimentos e doações.

Contribuímos para os ODS, atuando em linha com a Agenda 2030.

1994

Início do movimento a favor de crianças em vulnerabilidade social

Leia mais

1998

Estatuto do Instituto da Criança

Leia mais

2003

Projeto com adultos e jovens

Leia mais

2007

O Instituto da Criança passa a ter a qualificação fiscal de OSCIP

Leia mais

2008

Foco no empreendedor social

Leia mais

2010

Assessoria para empresas em responsabilidade social

Leia mais

2016

Consolidação como um gestor social

Leia mais