6 de março de 2017

Depoimentos

"Minha história com o Instituto da Criança - IC começou como voluntária, quando eu ainda era executiva de uma grande empresa e tinha pouco tempo disponível. Em 2005, num momento de transição profissional, aceitei o convite para ser Diretora Executiva. Éramos 3 pessoas no escritório no Rio, e uma vasta e próspera rede de pessoas e organizações que se reunia semanalmente e tinha vontade de fazer mais. Encontrei um espaço muito aberto a inovar, a expandir. Experimentamos um modelo de gestão participativa integrando empresários, empreendedores sociais, voluntários e equipe, e fomos gradativamente expandindo equipe, escritório SP, parceria para captação nos EUA, modelos de apoio a projetos e captação de recursos. Aprendemos, juntos, a entender o valor do IC para o meio empresarial, para os voluntários, para os projetos apoiados, e para a sociedade. Foram quase 5 anos de muito trabalho, muito aprendizado, e enorme expansão de olhar para desenvolvimento e impacto. Nessa jornada, e com cada um com quem convivi dessa rede, aprendi a empreender, a trabalhar com impacto e quis levar para outras organizações não-governamentais, empresas e redes soluções em gestão participativa, desenvolvimento organizacional e impacto positivo. Assim nasceu em 2010 minha empresa. Além, é claro, de ter tecido uma teia de relações que são para a vida. Integrar a rede do IC foi, é, e sempre será para mim sinônimo de pertencer a uma comunidade de aprendizagem e transformação social."
Alda Marina Campos
Consultora em Estratégia + Desenvolvimento + Impacto - PARES e ex-colaboradora do IC
"É com muito orgulho que participei do quadro de colaboradores do Instituto da Criança - IC, um lugar onde presenciei comprometimento, profissionalismo, seriedade, ética e amor ao próximo. Por isso, o IC está entre as 100 melhores ONG do mundo. Foram anos de aprendizado. Só tenho que agradecer por tudo que vivi e aprendi."
Shirley Falcão
Gerente de projetos e ex-colaboradora do IC
"Quero agradecer à XP Investimentos e ao Instituto da Criança e dizer que estou muito feliz com o benefício dessa bolsa para minha filha, pois poderei lhe dar uma qualidade de vida melhor. Estou emocionada. Manter a minha filha nessa escola que tem um ensino de qualidade, onde tenho segurança e conforto, para mim é um grande alívio. Muito obrigada, XP Investimentos e Instituto da Criança! Que vocês continuem fazendo esse lindo trabalho e todas as pessoas possam saber dessa linda doação que vocês fazem para a sociedade."
Sukaine Hejaije
Mãe de aluna da Escola de Recreação Infantil Baby Happy
"Nesse mundo veloz onde mais e mais pessoas, experiências e coisas se tornam descartáveis, o Instituto da Criança - IC - é um oásis. A partir dele, um mundo bem diferente se abriu para mim, o das pessoas que eram invisíveis aos meus olhos e que devotam suas vidas a ajudar o próximo. É claro que todos possuímos o olhar generoso em algum grau, mas o contato com os que vivem para o outro é transformador. Uma experiência de autoconhecimento e reflexão. A construção da civilidade é como a construção de uma catedral, só é possível quando muitas pessoas, por muito tempo, devotam suas vidas a propósitos generosos. O IC e toda a rede de empreendedores sociais que impacta são, certamente, um pilar da catedral que sonhamos entrar um dia. Convido a todos a conhecer o IC e se permitirem ampliar seu olhar solidário".
Erica Almeida
Voluntária, engenheira e consultora
"O Instituto da Criança é incrível e desperta na gente uma vontade ainda maior de acreditar sempre com todo amor e paixão nos nossos sonhos. Obrigado por acreditar no “Uma Só Voz! - projeto de capacitação internacional de arte e população de rua."
Rico Vasconcellos
Maestro do Coral Uma Só Voz
"Que privilégio participar da Reunião Social do Instituto da Criança - IC! Um encontro cheio de amor! O Golfinhos da Baixada sente-se honrado em fazer parte dessa rede! Parabéns ao IC por nos inspirar solidariedade, seriedade, espírito de equipe, profissionalismo e amor."
André Pequeno
Diretor Executivo do Projeto Social Golfinhos da Baixada
“Nós, da Escola Municipal Waldomiro José Pereira, agradecemos ao Instituto da Criança - IC - pelo Projeto Espaço Cidadão, desenvolvido aos nossos alunos. Temos certeza que esse aprendizado ficará na memória deles, transformando a realidade em que vivem e tornando-os cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Parabéns ao IC pelo belíssimo trabalho em que muitas famílias são beneficiadas. Agradecemos imensamente pelo apoio que nos deram e, em especial, ao Rodrigo Silva - Analista de Projetos do IC - por ter sido o elo entre a nossa escola e o IC!”
Marta Lopes
Coordenadora Pedagógica e Professora da E.M Waldomiro José Pereira
“Alinhado com os valores da empresa (integridade, compaixão, relacionamentos, inovação e performance), o programa de voluntariado da United Health Group Brasil, que contou com a assessoria do Instituto da Criança, comemora 3 anos com mais de 2.400 participações de voluntárias, colaboradores e familiares. Com o suporte da Assessoria em Responsabilidade Social Corporativa do Instituto da Criança conseguimos expandir o projeto nacionalmente levando saúde e educação em todas as iniciativas, beneficiando mais de 10.000 pessoas.”
Alexandre Bulhões
Analista de Sustentabilidade - Amil
"Gostaria de agradecer ao Instituto da Criança pela oportunidade de cursar uma graduação na Universidade Estácio como bolsista após ter concluído o Ensino Médio há 12 anos. Certamente, foi a realização de um sonho que por muitos anos precisou ser adiado por motivos financeiros e pela ausência de políticas públicas que favorecessem o ingresso de estudantes da rede pública de ensino nas universidades. Com isso, tive a oportunidade de cursar Educação Física e participar de todas as atividades que o meio acadêmico pode inserir na vida de um aluno. Após 3 anos de dedicação e comprometimento, tive a felicidade de ser premiado com uma bolsa de 100% para cursar a pós-graduação, graças à dedicação em ter alcançado o maior CR (9,48) dentre os alunos de 5 diferentes cursos. Obrigado, Instituto da Criança!"
Arthur Vieira
aluno beneficiado com bolsa de estudo na Universidade Estácio
"Estou muito contente pelo Educação Garantida, projeto educacional patrocinado pela XP Investimentos e desenvolvido pelo Instituto da Criança – IC. Fiquei muito surpresa em saber que o IC também apoia instituições sérias como a COMAC, em Petrópolis. Foi lá que estudei e me encaminharam para meu primeiro emprego, no Tribunal de Justiça. Hoje, vejo que o IC continua, de certa forma, me ajudando tanto, pois minha filha será beneficiada pelo Educação Garantida com bolsa de estudo no CEPEC. Muito obrigada por isso."
Soliane Pinto
Mãe de aluna do CEPEC - Centro Educacional Petropolitano Cristão
“O Instituto Faixa Preta de Jesus vem há 10 anos fazendo um trabalho assistencial que só é possível graças às diversas parcerias. O Instituto da Criança, por exemplo, tem nos possibilitado a avançar cada dia mais, dando apoio por meio de doações materiais e capacitações. Obrigado, Instituto da Criança!”
Ricardo Cavalcanti
Coordenador Executivo do Instituto Faixa Preta de Jesus
“Me sinto honrado em participar do Espaço Cidadão, projeto desenvolvido pelo Instituto da Criança. Nos 8 maravilhosos encontros que tivemos juntos, todos nós aprendemos valores muito importantes para nossa jornada, como: não abrir mão da nossa cidadania; cuidar do nosso meio ambiente; dever com a comunidade; valores sobre convivência familiar; valores sobre saúde e bem estar, além da transmissão desses valores. A melhor forma de se mostrar grato ao Instituto da Criança por esta conquista é retransmitir este conhecimento adquirido!”.
Otávio Marques
Diretor do Instituto Chrisan
“Como parceiro do Instituto da Criança e cliente da XP Investimentos, tenho a convicção de que o Educação Garantida, projeto que tem como objetivo evitar a evasão escolar, oferecendo bolsas de estudos integrais na rede de ensino particular para crianças, junta duas grandes organizações que surgiram para servir a sociedade de forma muito especial. Faz todo sentido escolher o Instituto da Criança para desenvolver um projeto deste porte. A seriedade da organização e sua vasta experiência, que ultrapassa 20 anos de serviços sociais prestados, garante a excelência compatível com os valores da XP Investimentos. Um casamento perfeito que vai brindar milhares de crianças que são o futuro do nosso país.“
Glauco Cavalcanti
CEO da GC-5 Soluções Corporativa
"A parceria do Instituto Casa Viva com o Instituto da Criança por meio do Projeto Espaço Cidadão é de extrema valia, pois não só amplia a visão de mundo dos nossos beneficiários, como também os tornam agentes transformadores da própria realidade na qual estão inseridos. Além disso, contribui significativamente para o desenvolvimento da consciência crítica e estimula a serem cidadãos menos individuais, mas mais voltados ao coletivo. Sem dúvidas, é o começo de uma promissora e longeva parceria. Juntos somos muito mais fortes".
Paula Sandim
Gestora Geral do Instituto Casa Viva
"É com enorme orgulho que criamos, em parceria com o Instituto da Criança, o maior investimento social feito pela XP Investimentos: o Projeto EDUCAÇÃO GARANTIDA. A iniciativa oferece financiamento de bolsas de estudos para crianças de 6 a 11 anos de idade no ensino primário. A ideia inicial é beneficiar cerca de 800 crianças em cidades que tenham baixo IDH nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, focadas em famílias que estejam em situação de dificuldade financeira, com renda mensal inferior a 3 salários mínimos. Esperamos que essa iniciativa possa inspirar outras empresas a seguirem caminhos semelhantes, diminuindo as desigualdades em nosso país. Tenho certeza que esse pontapé inicial é apenas o começo e que o projeto se fortalecerá ainda mais ao longo dos próximos anos".
Guilherme Benchimol
CEO da XP Investimentos
"Só temos a agradecer ao Instituto da Criança por nos apresentar um programa tão rico e interessante como o que o Solar Bezerra de Menezes desenvolve. Ficamos encantadas com aquele espaço grande, histórico e repleto de gente feliz e simpática. A aula de violino é um encanto, a de Informática bastante assertiva e as crianças umas fofas... Foi um privilégio passarmos a tarde com todas elas, brincando, ensinando e, o mais importante, aprendendo. Durante a entrega das caixas de bombons tivemos a oportunidade de ver a gratidão no rostinho de cada um. Saímos de lá renovadas com o carinho das crianças. Temos certeza de que a Campanha de Páscoa do Instituto da Criança é a primeira de várias ações que iremos realizar em conjunto. Muito obrigada a todos vocês pela confiança!"
Bianca Carillo
Gas Natural Fenosa
"Conheci o Instituto da Criança fazendo um trabalho voluntário de mapeamento de processos. Com isso, tive a oportunidade de ver o carinho e profissionalismo que os funcionários e voluntários do IC trabalham para melhorar a vida de tantas pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade. Ser voluntária foi um dos trabalhos mais gratificantes que desenvolvi. Recomendo a todos que reclamam da atual situação do país a começarem a ajudar também com ações. Com certeza, o mais beneficiado será o próprio voluntário!"
Renata Guimarães
Voluntária do Instituto da Criança
"A parceria da ONG Rio Solidário com o Instituto da Criança está sendo muito importante no que se refere às doações. O Rio Solidário acredita que juntos somos mais fortes e esta parceria vem justamente fortalecer isso que a nossa ONG prega. Atualmente, recebemos várias doações do Instituto da Criança que a gente vem conseguindo auxiliar as instituições de uma forma que elas também podem estar se equipando. O Instituto da Criança é, sem dúvidas, um grande parceiro".
Mônica Miranda
ONG Rio Solidário
“O Instituto da Criança é o melhor parceiro que o Lar Santa Catarina tem, faz parte de nossa história. Esteve presente em todos os momentos, nos mais difíceis e nos mais felizes, nas maiores dificuldades e nas melhores conquistas.”
Fernanda Ávilla
Lar Santa Catarina
"Para nós, a parceria com o Instituto da Criança significa aprendizado, maturidade organizacional e crescimento nas relações humanas. Acreditamos que o conhecimento empodera o ser humano. Assim, seguimos nesta luta acreditando que vamos contribuir por uma sociedade mais justa".
Maria Elizoneide
Instituto Chrisan
"Nós, que somos familiares, mães de detentos, sofremos muito preconceito, mesmo não sendo responsáveis pelos erros dos nossos filhos. Quando eu vejo que a minha dor foi transformada em justiça social, através do projeto AMUGUE, fico muito feliz em poder ter ao nosso lado o Instituto da Criança. Isto é motivo de orgulho e a certeza de que precisamos seguir em frente. Obrigada pela parceria!"
Morena Paixão
Projeto AMUGUE - Associação de Mulheres Guerreiras
"O Instituto da Criança – IC - realiza um trabalho que vai muito além de ser o nosso parceiro em relação ao voluntariado empresarial. Incansável em apoiar a empresa em todos os assuntos ligados à área de responsabilidade social, o IC se destaca pelo seu comprometimento, inovação e ética em todas as atividades que desempenha. Somos muito gratos pela dedicação de toda a equipe do Instituto e temos muito orgulho da nossa parceria!"
Cristiana Velasco
Brasilcap - cliente da assessoria em Responsabilidade Social Corporativa do IC
"Fui apresentada ao Instituto da Criança por um amigo e, desde 2017, tenho realizado trabalhos voluntários na área de processos. Uma experiência em um setor até então desconhecido para mim. Fiquei encantada tanto com o trabalho realizado pelo IC, como com o espírito de solidariedade e dedicação de toda a equipe. A energia e o comprometimento é bastante contagiante. Obrigada pela oportunidade de colaborar um pouquinho junto a vocês!"
Cristina Deleo
Voluntária do Instituto da Criança
"A parceria com o Instituto da Criança, além de agregar valor ao Craque do Amanhã, está nos auxiliando a expandir nossas ações, bem como potencializar as atividades que já são realizadas pelo projeto". #JuntosSomosFortes
Felipe Espose
Projeto Craque do Amanhã
"Contar com parceiros como o Instituto da Criança e a Brasilcap só me enche de orgulho, pois é uma honra tê- los pertinho do Instituto Superar. Trabalhar com causas sociais, que mexem com pessoas, que entram nos lares de gente que muitas vezes nem conhecemos, é um trabalho mágico. E ele só é possível em parceria. O velho ditado já dizia: "Uma andorinha só não faz verão"...e não faz mesmo. Para que a gente consiga atender todas essas crianças e jovens com e sem deficiência, seus familiares e juntar tantos retalhos para tecer uma colcha linda, colorida, cheia de vida, de medalhas, de brilho nos olhos, de novas conquistas, de novos gestos, precisamos de vocês conosco e queremos agradecer de coração o carinho que tiveram com a equipe Superar. Nosso muito obrigada! E Vamos Superar em 2018!"
Carina Alves
Instituto Superar
"Agradeço muito a parceria do Instituto da Criança. Vocês são um braço operacional na área de responsabilidade social da Brasilcap, mas eu acho que um projeto abraçado pela empresa, como o meu, a gente acaba tendo contato com vocês mais diretamente e, para mim, fica muito nítido que vocês se envolvem e se dedicam. Acho que esse é o grande diferencial de vocês, pois estão ali envolvidos com as ações, se emocionam, ajudam a pensar, a bolar e no dia também estão ali presentes participando ativamente. A gente tem convivido um pouco mais de 2 anos. É uma relação ainda muito recente e eu espero que a gente ainda possa fazer várias outras ações juntos. Vou ficar muito feliz se a gente se encontrar mais pra frente em alguma outra oportunidade. Quando a gente se une, se junta em prol do mesmo objetivo e com o mesmo envolvimento sempre dá certo. Parabéns!"
Adriana Samuel
Escolinha de Vôlei Adriana Samuel - projeto patrocinado pela Lei de Incentivo ao Esporte e apoiado pela Brasilcap
"A Associação Cultural Nascente Pequena agradece os votos de sucesso recebidos pelo Instituto da Criança. Registramos que o nosso evento comemorativo aos 30 da instituição foi lindo. Houve participação ativa das pessoas de nossa comunidade, tendo sido cumprido o propósito de divulgar as atividades da Nascente ao longo deste período, bem como daquelas que hoje são realizadas. Assinalo que fizemos o necessário destaque da parceria com o Instituto da Criança como um divisor de águas em nossa trajetória. Recebam nosso abraço fraterno."
Paulo Sergio
Associação Cultural Nascente Pequena
"Em março de 2017, a ONG Semente do Amanhã estava para fechar as portas. Foi difícil, mas com a importante participação do Instituto da Criança foi possível continuarmos. Vocês não podem imaginar a força que nos deram, pois é algo imensurável. Agradecemos e desejamos tudo de bom para o IC que compartilha do mesmo objetivo de construir um mundo melhor. Feliz Natal em nome de todas as crianças, adolescentes e famílias da Semente do Amanhã!"
Francisco Arrais
ONG Semente do Amanhã
"Não tenho palavras para agradecer a Deus pelo Instituto da Criança. Conhecer o Pedro Werneck, presidente da instituição, e sua equipe mudou a minha vida e a história da Gamboa Ação. Estávamos passando um grande sufoco para continuar. O apoio técnico e financeiro do IC nos deu esperança e fôlego para continuarmos acreditando e lutando por um futuro melhor para nossas crianças do bairro da Gamboa. Os desafios ainda são imensos, mas a cada dia temos aprendido coisas novas e firmado laços com pessoas que têm o mesmo desejo solidário de um mundo melhor."
Gabriela Caiuby
Gamboa Ação
"É sempre uma alegria para o Instituto Moleque Mateiro poder atuar em parceria com o Instituto da Criança, pois temos certeza de que apesar dos desafios, o resultado será sempre positivo e que ele virá acompanhado de diversos sorrisos. A possibilidade de conhecer as instituições que o IC apoia e auxilia-las com os nossos projetos de educação ambiental é uma sensação indescritível. Temos certeza que nossa parceria ainda continuará por muitos anos. Um grande abraço a todos da equipe IC que realizam esse trabalho incrível e parabéns pelo trabalho."
Pablo Araújo
Instituto Moleque Mateiro - parceiro da área de Responsabilidade Social Corporativa do IC
"Acredito cada vez mais que ações, como o Brechó Carioca Solidário, realizado pela Make-A-Wish e Instituto da Criança, são fundamentais não somente pra arrecadação direta de recursos com o propósito de colaborar diretamente com muitas pessoas, mas também inspirar a solidariedade e termos um aumento de outras ações sociais de forma significativa. Toda contribuição é sempre bem-vinda e a demanda, infelizmente, aumenta cada vez mais. Podemos e precisamos colaborar!"
Maria Candida Teixeira
Voluntária do Instituto da Criança e da Make-A-Wish
“Em nome do CAMP Mangueira, parabenizo o Instituto da Criança pela excelente Reunião Social realizada no dia 6 de dezembro, bem como agradecer o convite para apresentação de nossa organização junto ao imenso público presente ao evento. Temos certeza de que estamos construindo uma parceria que certamente resultará em benefício mútuo de nossas organizações e, consequentemente, a todo o público-alvo atendido."
Ferreira
CAMP Mangueira