Jovens de instituições integradas na rede do Instituto da Criança assistem concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Um dos maiores problemas enfrentados pelos brasileiros no acesso à cultura é a distribuição desigual do patrimônio artístico. Quase um terço da população (32%) depende de acesso gratuito para ir a eventos culturais, indicou o levantamento da pesquisa Cultura nas Capitais feito pela consultoria JLeiva Cultura e Esporte, em parceria com o Datafolha, em 2018. Das 10.630 pessoas entrevistas, 37% informou nunca ter ido ao teatro.

Pensando em facilitar o acesso ao erudito, a produtora cultural Claudia Bueno disponibilizou 60 convites de abertura do ciclo “Série Mundo”, da Orquestra Sinfônica Brasileira no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro, para projetos apoiados pelo Instituto da Criança – IC. Crianças e adolescentes de instituições da rede do IC – Associação PROVER, localizada em São Cristóvão, ONG AVICRES, localizada em Nova Iguaçu e Escola Dom Cipriano Chagas, localizada em Botafogo – estiverem presentes no concerto realizado no dia 16 de fevereiro.

Acho que é de grande importância dar acesso cultural para pessoas que não teriam condições de ir ao teatro. Nós sabemos da difícil realidade de muitas instituições e pessoas. Fiquei muito feliz em ser intermediária dessa ação tão benéfica para todo mundo. Para o artista também é importante ter uma plateia cheia! ”, ressalta a produtora cultural.

A série de concertos faz parte da comemoração dos 80 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira em 2020. O ciclo de concertos homenageará um total de nove países com a regência do Maestro Neil Thompson.