Prefeitura de Petrópolis e Instituto da Criança realizam Ação Social no Vale do Cuiabá

Imagine um sábado com prestação de diversos serviços básicos para pessoas que têm dificuldade de acessar ações relacionadas à saúde, educação, cultura e lazer… Com a iniciativa da Prefeitura de Petrópolis, em parceria com o Instituto da Criança, foi possível! No dia 19 de outubro foi realizada uma Ação Social que beneficiou os moradores do Vale do Cuiabá. A ação faz parte do Projeto Nosso Cuiabá, na região serrana do Rio de Janeiro. O Instituto da Criança foi responsável pela organização do evento.

A Prefeitura, por meio das Secretarias parceiras, ofereceu, além da estrutura do evento, os profissionais para os serviços de Orientação Nutricional, Teste de Glicemia e Aferição de Pressão, 1 Via de Documentos através do Detran, Orientação Jurídica, Cadastro Único, orientação contra a violência doméstica, além de distribuição de lanches. Na área da beleza, outros dois parceiros foram importantes para a realização do evento: o Salão de Beleza Guara Hair, que disponibilizou profissionais nos serviços de corte e escova e a Fundação Princesa Isabel – FEPI – que disponibilizou profissionais nas áreas de corte e escova de cabelo, barbearia e manicure.

A Ação foi uma oportunidade para os alunos dos cursos profissionalizantes da instituição colocarem os seus estudos em prática. Já a diversão da criançada foi garantida pela equipe de animação do Grupo Tindolelê, que realizou diversas brincadeiras, pintura corporal e assumiu o comando do pula pula. O Instituto da Criança foi responsável também pela barraca “Adote um Livro e Transforme-se” que distribuiu 230 livros para os moradores e também realizou o sorteio de brinquedos para os pequenos.

Com a união de forças, esse dia ficará registrado na memória dos moradores do Projeto Nosso Cuiabá. De acordo com Natália Teixeira, moradora e participante da Ação Social no Vale do Cuiabá, o evento foi ótimo: “A Ação Social ofereceu diversos serviços para os moradores locais. O Vale do Cuiabá ficou esquecido após as enchentes de 2011. Teve aquele “boom” no momento do incidente, mas ficamos meio esquecidos pelos setores públicos depois de tudo. Esse evento foi bem legal para resgatarmos a nossa dignidade e perdermos esse sentimento de que fomos esquecidos. Trouxe pessoas de fora da comunidade e essa confraternização foi bem legal”, destaca.

Vale destacar que, em 2011, o Instituto da Criança foi responsável pelo desenvolvimento do Nosso Cuiabá para construção de um condomínio de casas para as famílias vítimas das enchentes que atingiram a região do Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, em Petrópolis – RJ. O projeto foi idealizado pelo empresário Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e contou com a contribuição financeira da iniciativa privada e do poder público. Ao total, 74 casas foram construídas, beneficiando cerca de 300 pessoas.