Instituto da Criança se reúne com Secretário de Meio Ambiente de Petrópolis

O Instituto da Criança – IC – foi recebido, no dia 15 de agosto, pelo Secretário de Meio Ambiente de Petrópolis, Fred Procópio, na sede da secretaria. O objetivo foi apresentar o interesse em viabilizar algumas ações de infraestrutura ambiental no Projeto Nosso Cuiabá através dos recursos disponibilizados para doação de mudas, o apoio para atividade ambiental e de plantio de mudas com o apoio da COMDEP – Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis.

Neste trabalho de fortalecimento do condomínio formado pelo Projeto Nosso Cuiabá foi identificada uma pauta de investimentos na qual evidencia-se a necessidade de se introduzir uma agenda ecossustentável, onde é destacado o dever de se realizar um efetivo e estruturado reflorestamento do espaço.

O IC entende que o futuro do Projeto Nosso Cuiabá depende de atitudes tomadas no presente. O desafio atual é preservar o que foi conquistado, perpetuar o planejado e consolidar avanços sociais pretendidos. Fundamentalmente, é preciso se assegurar de que as famílias beneficiadas se reconheçam como verdadeiras representantes e principais protagonistas desta intervenção social, cujas dores da tragédia não serão nunca apagadas.

Vale ressaltar que, em 2011, o IC foi responsável pelo desenvolvimento do Nosso Cuiabá para construção de um condomínio de casas para as famílias vítimas das enchentes que atingiram a região do Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, em Petrópolis – RJ. O projeto foi idealizado pelo empresário Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e contou com a contribuição financeira da iniciativa privada e do poder público. Ao total, 74 casas foram construídas, beneficiando cerca de 300 pessoas.

Na foto, da esquerda para direita: Fred Procópio, Secretário de Meio Ambiente de Petrópolis e Rodrigo Silva, Consultor de Projetos Sociais do Instituto da Criança