Projeto Espaço Cidadão inicia turmas em parceria com o Instituto Casa Viva

O Instituto da Criança – IC –  firmou parceria com o Instituto Casa Viva, localizado no Jardim Sulacap, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para realização do Projeto Espaço Cidadão, tendo como público-alvo os beneficiados da instituição. No dia 16 de março, houve uma capacitação para as educadoras sociais da Instituição com o objetivo de orientar os educadores da instituição, que serão responsáveis pela transmissão dos conteúdos teóricos e práticos da iniciativa. A aula inaugural foi realizada no dia 23 de março.

O projeto Espaço Cidadão foi incluído como disciplina obrigatória nos projetos do Instituto Casa Viva, sendo realizado sempre às sextas-feiras por meio de três projetos: o “Ser Jovem” que atende jovens de 15 a 21 anos, promovendo atividades empreendedoras que desenvolvem a autoestima e consciência crítica; o projeto “Capacitar”, que atende jovens e adultos de 22 a 59 anos e incentiva o empreendedorismo, gerando autonomia e consciência crítica por meio de atividades voltadas ao mundo do trabalho e o projeto “Remir”, que atende idosos e desenvolvendo atividades que visam a melhoria da qualidade de vida, autoestima e a promoção da cidadania.

O IC tem como meta formar 800 pessoas por meio do Espaço Cidadão. Há 14 anos, o projeto já atendeu cerca de 15.000 adultos em situação de vulnerabilidade social, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por meio de encontros semanais, a iniciativa trata de temas relativos à cidadania e relacionamento interpessoal.