Demanda
Criado para responder à situação de emergência causada pelas enchentes e deslizamentos de terra que atingiram a cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em fevereiro e março de 2022.
Solução
O Instituto da Criança mobilizou organizações sociais, empresas e a sociedade civil, para responder à emergência. O Projeto foi desenvolvido em duas etapas. A primeira, de caráter assistencial para o apoio emergencial direto, buscou atender às necessidades imediatas das instituições sociais locais e suas respectivas famílias. Foram distribuídos alimentos, água, roupas, itens de primeira necessidade e apoio no pagamento de colaboradores de uma instituição. A segunda etapa foi pensada para atender as famílias que tiveram perdas de itens domésticos devido às chuvas e deslizamentos, como móveis e eletrodomésticos, buscando repor os itens danificados por novos, e assim auxiliando na recuperação dessas famílias.
Processo
O desenvolvimento do projeto se deu em parceria com outras organizações localizadas em Petrópolis, que se mobilizaram junto com o Instituto para atender as famílias atingidas pelas chuvas. O Instituto da Criança realizou a gestão operacional e financeira do projeto. Para viabilizar a doação de itens de primeira necessidade para as famílias (alimentos, água, medicamentos etc.), o Instituto articulou com empresas e organizações a doação desses itens e o seu encaminhamento para as organizações sociais locais que fizeram a distribuição das doações. Ao todo, foram 12 organizações sociais que assumiram o trabalho de armazenamento e distribuição de itens de primeira necessidade.
O Instituto da Criança também promoveu a doação de recursos financeiros entre as empresas e o público externo, divulgando em suas redes sociais e site, a possibilidade de doação financeira, solicitando qualquer valor a ser depositado em conta dedicada à campanha. Com o valor arrecadado foi possível dar encaminhamento à segunda etapa do projeto. Na segunda etapa, o Instituto investiu o recurso arrecadado na compra de itens domésticos (móveis, eletrodomésticos, colchões etc.) que foram entregues para várias famílias que sofreram perdas por conta das chuvas.
Nessa etapa foi realizado um mapeamento de famílias para o levantamento de suas necessidades, a elas foi solicitado que preenchessem uma ficha onde relataram o quanto foram impactadas pelas chuvas. Esse mapeamento contou com o apoio das instituições parceiras, uma vez que essas famílias já eram assistidas pelos projetos sociais dessas instituições. Dentre as 389 fichas recebidas, foram selecionadas 84 famílias, sendo o principal critério de seleção o fato de suas residências terem sido atingidas pelas enchentes/ deslizamentos. Essas 84 famílias foram contempladas, entre abril e agosto de 2022, com a doação de eletrodomésticos e móveis, conforme as necessidades que relataram.
O valor arrecadado também viabilizou a reforma de um dos espaços de uma organização social, o PROJETO C3, que teve as suas instalações atingidas por deslizamentos de terra.
Assistência Social