Operacionalização da estratégia de responsabilidade social.
*Período de 2017 a 2021
Direcionamento estratégico de investimento social privado.
Gestão de Editais para investimentos via leis de incentivo fiscal atreladas ao IRPJ da empresa.
Alinhamento de estratégia de seleção e critérios para regulamento do Edital e lançamento de chamamento público, dentro de plataforma especializada em editais. O IC realiza a gestão de recebimento de propostas, verificação de elegibilidade e avaliação técnica dos projetos sociais, a interlocução com organizações proponentes, apresentação à empresa das propostas mais aderentes às suas estratégias e acompanhou a formalização dessas parcerias até o depósito do patrocínio e emissão de recibos à patrocinadora.
Gestão de quatro Editais entre 2018 e 2022, além de gestão do próximo Edital da empresa em 2023. Mais de 100 iniciativas sociais patrocinadas através desses processos, resultando em um investimento de cerca em R$ 90 milhões no período, disperso nos municípios mais estratégicos para a ação da empresa, priorizando os de maior vulnerabilidade social.
Direcionamento estratégico de investimento social privado.
Busca ativa de iniciativas estratégicas para investimento via leis de incentivo fiscal e gestão do fluxo de propostas recebido pela empresa.
Alinhamentos de estratégia de seleção e critérios, mapeamento de instituições e convite ao envio de propostas a partir de formulário interno, direcionado também às solicitações de patrocínios que chegam diretamente à empresa. Avaliação balizada em documentação mínima para patrocínio via leis de incentivo fiscal e aderência das propostas aos critérios da empresa. Apresentação dos projetos mais alinhados aos critérios acordados com a empresa.
Gestão de busca ativa por três anos consecutivos, de 2020 a 2022, possibilitando o patrocínio de* mais de 60 projetos e mais de R$ 30 milhões de reais destinados a projetos sociais.
*Dados até 2021. Dados de 2022 a serem consolidados ao fim do processo de patrocínio do ano.
Educação Garantida: patrocínio de mensalidades escolares
Proporcionar desenvolvimento educacional de qualidade para a nossa sociedade, patrocinando mensalidades de crianças do Ensino Fundamental I em municípios do RJ e SP.
Escolas e IC firmam parceria viabilizando patrocínio para alunos;
IC identifica famílias que necessitam do apoio;
Os responsáveis pelas crianças assinam compromisso com o IC de informar atualização de renda e receber a equipe para visita domiciliar sempre que solicitado;
O IC acompanha a frequência dos alunos em sala de aula, o desempenho nas disciplinas e o impacto do Projeto nas escolas e nas famílias por meio de reuniões, visitas e relatórios, reportando ao patrocinador os resultados.
*Período de 2018 a 2021
Investimento social sem uma política, voltado apenas para apoiar organizações próximas à comunidade do Camorim, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com características assistenciais e filantrópicas. Leia mais
A partir das necessidades apontadas pelo cliente, a equipe de consultores do Instituto da Criança propôs a realização de um diagnóstico social para mapear as oportunidades sociais, culturais e educacionais existentes na comunidade do Camorim, identificando iniciativas voltadas para o público jovem, definido pela GSK como prioridade em suas ações de investimento social.
A primeira etapa buscou o mapeamento da comunidade – Análise do território com a identificação dos equipamentos sociais, órgãos públicos, lideranças formais e informais, projetos e organizações sociais; levantamento de dados secundários sobre a população, a economia, a renda, a educação etc.; levantamento de ações públicas e privadas voltadas para o desenvolvimento social; agendamento de visitas in loco; criação dos instrumentais de campo e realização do trabalho de campo com equipes especializadas. Já a segunda etapa contou com diagnóstico por meio de consolidação e análise dos dados pesquisados e coletados em campo; definição das vocações e aspirações; diagnóstico de demandas e necessidades da comunidade.
Mapeamento e identificação da comunidade do entorno da empresa para definição de estratégia de responsabilidade social.
Por posicionar se como um projeto de moda social, a Nannacay solicitou o apoio do
Instituto da Criança para avaliar as mudanças que a marca vem gerando na vida de seus fornecedores, formados por grupos de artesãos e artesãs da América Latina. Leia mais
A partir das necessidades apontadas pelo cliente, o Instituto da Criança desenhou uma proposta para realizar o primeiro mapeamento dos resultados sociais da marca, organizado em duas grandes etapas.
A primeira etapa contou com o mapeamento da rede de artesãos com o objetivo de levantar dados acerca do perfil dos integrantes da rede – país, escolaridade entre outros – a fim de possibilitar a delimitação, a análise do grupo impactado e a definição de indicadores quantitativos e qualitativos a serem utilizados na medição dos resultados sociais. Já na segunda etapa, houve entrevistas e análise
Identificação do perfil socioeconômico dos artesãos que atuam na marca.
A Amil desejava desenvolver uma atividade, sem vínculo religioso, que engajasse colaboradores voluntários do Rio de Janeiro e de São Paulo para realizar a entrega de doações que pudessem beneficiar crianças e idosos. Leia menos
O IC propôs a realização de uma ação de voluntariado organizada em 3 etapas:
realização de uma atividade de integração para os colaboradores e elaboração de kits e cartas de Natal a serem oferecidos para organizações sociais que acolham crianças e idosos; entrega de kits e cartas aos beneficiários das organizações por voluntários da empresa; entrega de doações adicionais para diversas organizações sociais.
O IC realizou uma oficina para confeccionar bonecas de pano a serem integradas aos kits de doação juntamente com cartas de cada colaborador(a) voluntário(a). Em seguida, os colaboradores voluntários visitaram as organizações sociais selecionadas para realizar a entrega dos kits e cartas. Além da ação com voluntários, o IC também organizou uma entrega de pacotes de fraldas e latas de leite em pó, adquiridos pela área de compras da Amil, para instituições que dão assistência a idosos e crianças.
14 organizações beneficiadas no Rio de Janeiro e em São Paulo; 950 beneficiários diretos e 3.680 beneficiários indiretos.
Após mapear diversas iniciativas sociais realizadas de forma independente por seus colaboradores, a empresa decidiu constituir formalmente um programa de voluntariado corporativo.
Diante da demanda, o IC estruturou o programa de voluntariado da Brasilcap, além de realizar a gestão e implantação nos seguintes serviços: lançamento do programa e sensibilização; pesquisa diagnóstica; elaboração e implementação de processos; formação e mediação do comitê gestor e organização de ações de voluntariado.
Como estratégia de envolvimento do público interno com a
iniciativa, foi realizado um concurso no qual os colaboradores puderam indicar e escolher o nome do programa: Brasilcap Solidário.
Na primeira atividade de lançamento da marca do projeto, os colaboradores
participaram de um workshop de sensibilização, que foi estendida
aos principais executivos da empresa, apresentando a importância e os benefícios do engajamento de empresas em programas de voluntariado, além de alguns cases de sucesso.
Para mapear o perfil dos colaboradores interessados na atuação como voluntários, foi desenvolvida e aplicada uma pesquisa on-line na qual foi identificado o volume de colaboradores dispostos a participar, quais os temas de interesse, as habilidades oferecidas e áreas de atuação. Após isso, foi elaborado um documento normativo que traria as principais diretrizes do programa de voluntariado em sintonia com as definições estratégicas da empresa.
Para apoiar o desafio de gestão interna do programa, fazendo a cultura do voluntariado circular por todas as áreas da empresa foi criado o “Comitê Gestor”,
formado por representantes de todas as áreas de negócio. Assim, foram realizadas ações de voluntariado.
Fortalecer a cultura do voluntariado junto ao público interno; engajar os colaboradores nas ações previstas; sensibilizar os pontos focais das unidades para as ações do calendário anual de voluntariado; apoiar a disseminação do programa em escala, diminuindo os esforços operacionais da equipe de gestão e apoiar a criação um projeto piloto de mentoria voluntária para executivos.
O IC desenhou três projetos para atender as demandas da empresa: elaboração da Política de Voluntariado; criação e Gerenciamento do Projeto Oxigenar e implementação do Programa InspirAr.
Para aproveitar o relançamento e potencializar a mudança, enfatizando a importância do Programa para a organização, o IC recomendou a implantação de uma política de voluntariado empresarial.
Diante da valorização da prática do voluntariado corporativo na empresa e da dimensão do seu corpo de colaboradores, o IC indicou a criação de uma plataforma exclusiva com o objetivo de apresentar organizações sociais e vagas disponíveis para trabalhos voluntários diretamente aos colaboradores da empresa – o Projeto Oxigenar.
Com o objetivo de fomentar a ação voluntária entre os colaboradores, gerando um movimento solidário e participativo em torno de iniciativas sociais oferecidas a públicos socialmente vulneráveis, foi criado o Edital Oxigenar 2016, como parte das iniciativas do programa de voluntariado da White Martins.
No âmbito das inovações da nova cultura de voluntariado da empresa, a White Martins convidou o IC e a Comunidade Empodera para a criação, em parceria, de um programa de mentoria voluntária. O Programa foi montado para propiciar encontros periódicos entre jovens universitários afrodescendentes ou oriundos de minorias sociais com executivos da empresa, visando a troca de experiências e a preparação dos jovens para a entrada no mercado de trabalho.
Rua Faro, 80 – 2º andar – Parte
Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ
22461-020
(21) 2239-9555
(21) 99325-9355
contato@institutodacrianca.org.br
Contribua:
pix@institutodacrianca.org.br
Fale conosco