Primeira Edição do Prêmio Isabel Salgado

O Prêmio Isabel Salgado realizou, na noite desta terça-feira (6), sua primeira edição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. A cerimônia agraciou projetos sociais esportivos com aportes financeiros. A iniciativa foi desenvolvida por Maria Clara Salgado, ex jogadora de vôlei e filha de Isabel, que assina como Gestora Executiva do Prêmio. 

Trata-se de um Prêmio para incentivar projetos que promovam transformações sociais através do esporte, com apoio da Confederação Brasileira do Voleibol, patrocínio do Banco do Brasil e gestão operacional do Instituto da Criança.

“Isabel compartilhava propósitos semelhantes aos nossos, no sentido de buscar soluções para melhorar vidas. Além disso, o prêmio dará visibilidade a atletas e ex-atletas que seguem como empreendedores sociais. Por tudo isso, é um projeto que nos encanta, sobretudo, porque reúne, em sua essência, valores que buscamos concretizar todos os dias.” Pedro Werneck, co-fundador e presidente do Instituto da Criança.

A premiação, que terá edições anuais, contemplou cada categoria com prêmios específicos. Para a categoria Aurora, os projetos premiados receberam um aporte financeiro, o troféu e o brasão Isabel Salgado, homenagem que significa que este atleta ou ex-atleta é engajado socialmente. Na categoria Raízes, receberam um aporte financeiro e o troféu. Já os premiados da categoria Semente, que estiveram on-line durante a cerimônia, receberão uma capacitação em Gestão de Projetos Sociais – o PRODES – nosso Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Sociais, como também um aporte financeiro semente.

“A cerimônia de premiação coroou um trabalho que começou em 2023, movido por propósito e conduzido com excelência. O que vimos ontem — em emoção, resultados e beleza — é fruto dessa combinação rara: paixão pelo impacto e gestão à altura do desafio. Nada disso seria possível sem a parceria inspiradora de Maria Clara Salgado e Marcelo Hargreaves, que nos impulsionam a ir além.” Karina Cox, Gerente de Responsabilidade Social do Instituto da Criança.

“Esse trabalho é resultado de um esforço coletivo. Tantas mãos envolvidas que tornaram possível esse resultado lindo! Mais uma vez, o Instituto da Criança mostra que é capaz de conduzir grandes projetos com eficiência!” Malu Massa, Gerente de Projetos no Instituto da Criança.

Os premiados foram:

Categoria Semente: Andressa dos Santos Fernandes, Clésia Márcia Rodrigues de Matos, Danielle Cristine Menezes do Vale, Denilson Oliveira Santos, Erlande Martins Pereira, Eva Vilma Costa Ferreira, Flávia Dias de Carvalho, Gleice Gomes Batista, Ivanise Santos, Jeronimo Julio Santos Spinola, Jônatas Cerqueira Melo, Lucilene Ferreira da Silva, Marcelo Leandro de Lima Meneghini, Marcus Vinicius De Medeiros Alves, Thallis Luiz Souza Ramos e Tuany Tomaz Nascimento.

Categoria Raízes: Raízes: Projeto Vôlei Sentado – Carla Samya Nogueira Falcão – Associação dos Moradores da Quarta Etapa do Conjunto Ceará. E o Projeto Esporte para Todos (PET) – Fábio Wenderson Miranda Ferreira – da Associação Esportiva Feminina da Amazônia. 

Categoria Aurora: Aurora: Projeto Social Esporte Além da Bola – Joanildo Costa Junior. O Instituto Além dos Olhos – Narcizo Gomes de Lima. Programa Cruzamento Perfeito – Jorginho – Instituto Bola Pra Frente. Projeto Vencedores – Elaine Nunes Maciel – Instituto OBI. Instituto Serginho 10 de Vôlei – Serginho – Olímpica Social e Ambiental. E Aikuã Voleibol Feminino Parauapebas – Fernanda Pasquarelli – Sistema Brasileiro Pro-arte Saúde e Meio Ambiente – SIBRASTEM. 

“Fico muito feliz, de tantos anos dedicados ao vôlei, com 14 anos vivia o sonho debaixo da arquibancada. É meu primeiro prêmio. Tenho uma paixão gigantesca por essa família. Temos seis núcleos entre Minas e São Paulo. Tudo o que o vôlei me deu eu quero repassar através do Instituto Serginho 10. Estou muito emocionado.” Serginho, líder de um dos projetos vencedores, batizado com seu nome, celebrou a conquista.

Uma alegria para todo Instituto da Criança impulsionar iniciativas que utilizam e/ou desejam utilizar o esporte como ferramenta de inclusão e transformação social. Temos muito orgulho de, através da Consolida, nossa Consultoria em Responsabilidade Social, realizar a gestão operacional do Prêmio Salgado, que reflete o nosso compromisso em promover oportunidades e impactar positivamente na transformação de vidas.

Futuramente o prêmio deseja incluir outras modalidades esportivas a partir das próximas edições. Conheça mais sobre o projeto em: www.premioisabelsalgado.com.br

Fotos: Breno Melo e Marcius Oliveira.