Maria Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei, foi uma das atletas mais expressivas da história do Brasil. Conhecida pelo seu protagonismo além das quadras, sempre buscou aproximar o voleibol de causas sociais relevantes. Mais do que brilhar nos jogos, Isabel, através de sua força e liderança, disseminava a importância do papel do esportista como agente de transformação. Para honrar este legado, Maria Clara Salgado, sua filha e também atleta, se uniu à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para desenvolver o Prêmio Isabel Salgado. A iniciativa premiará projetos de atletas, ex-atletas e empreendedores sociais que promovam transformações sociais através do esporte. O Banco do Brasil, grande apoiador do esporte brasileiro, patrocina o prêmio e o Instituto da Criança é o gestor social e operacional. O primeiro edital será divulgado em setembro e a cerimônia de premiação acontecerá em 2025.
Com abrangência nacional, a premiação terá seu foco inicial em projetos que tragam o voleibol como parte de suas iniciativas. O prêmio Isabel Salgado nasce com o objetivo claro de ser fator de exponencialização de projetos sociais existentes de atletas e ex-atletas que, por livre iniciativa, procuram ser a mudança que desejam para o mundo. O objetivo disso é inspirar para que cada vez mais esse público se envolva em questões sociais e mais crianças e jovens sejam impactados.
Parceria para transformar realidades
Pedro Werneck, co-fundador e presidente do Instituto da Criança, afirma que o Prêmio Isabel Salgado é uma celebração da trajetória campeã de Isabel, além de um convite a outros atletas ou ex-atletas para usarem seus conhecimentos como instrumento de transformação social: “Isabel compartilhava propósitos semelhantes aos nossos, no sentido de buscar soluções para melhorar vidas. Além disso, o prêmio dará visibilidade a atletas e ex-atletas que seguem como empreendedores sociais. Por tudo isso, é um projeto que nos encanta, sobretudo, porque reúne, em sua essência, valores que buscamos concretizar todos os dias”.
Para participar, atletas, ex-atletas e empreendedores sociais poderão submeter seus projetos, em âmbito nacional, a processo público de seleção que identificará propostas que dialoguem inicialmente com o voleibol. O lançamento do edital, está previsto para setembro de 2024. O prêmio deseja incluir outras modalidades esportivas a partir das próximas edições. A premiação, que terá edições anuais, na sede do CCBB, no Rio de Janeiro, irá contemplar os projetos vencedores com um aporte financeiro e o brasão Isabel Salgado, que significa que este atleta é engajado socialmente.
Acesse e conheça melhor esse projeto através do: premioisabelsalgado.com.br , o formulário de pré-inscrição já está habilitado. O lançamento oficial do edital está previsto para o mês de setembro, aguardem. Saiba mais no site oficial: premioisabelsalgado.com.br