Confira os selecionados no edital Projetos Sociais por Leis de Incentivo 2018 da NTS


Na foto: Fundação Julita, um dos projetos selecionados, localizado em São Paulo

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a NTS selecionou, por meio do edital Projetos Sociais por Leis de Incentivo 2018, 10 programas atuantes em comunidades onde passam dutos da empresa nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para receberem aporte financeiro.

Ao todo, foram 110 inscrições válidas, todas pelas seguintes leis: Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), PRONON/PRONAS, FIA (Fundo da Infância e Adolescência)/FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e Adolescente) e Lei do Idoso. Confira abaixo os 10 projetos selecionados pela Comissão Organizadora e Julgadora da NTS em parceria com a equipe do Instituto da Criança:

FIA/FUMCAD

1) CPTI – Centro Promocional Tia Ileide
Projeto: Conviver e Fortalecer Vínculos, de educação complementar no contraturno escolar.

Promove um espaço de convivência, de troca de saber, focado na formação para o desenvolvimento de autonomia e exercício crítico da cidadania. As famílias atendidas pelo CPTI manifestam às equipes de trabalho um desejo de contar com um local que os ajudem a afastar as crianças das drogas e criminalidade.
Impactados: 420 crianças e adolescentes
Localidade: Campinas/São Paulo

2) Organização Regional de Combate ao Câncer
Projeto:
 APOIA, de atendimento psicoterapêutico para filhos de pacientes oncológicos.

Foi identificado que durante o tratamento do câncer dos pais, muitas crianças e adolescentes sofrem um impacto negativo, como a diminuição do rendimento escolar e outros impactos emocionais. O projeto tem como objetivo apoiar esses filhos de pacientes oncológicos com oficinas de nutrição, atendimento psicológico e apoio pedagógico.
Impactados: 30 famílias
Localidade: Betim/Minas Gerais

3) Fundação Julita
Projeto:
 Saúde Integral para Qualidade de Vida e Convívio Social, de atendimento psicoterapêutico.

O projeto busca contribuir para a melhoria da saúde física, emocional e cognitiva da população moradora da região do Jardim São Luís e entorno, que vive em situação de vulnerabilidade social. A região está classificada no Grupo 5 (de alta vulnerabilidade) da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.
Impactados: 1.550 alunos
Localidade: São Paulo

4) Instituto Verter
Projeto: 
Ver na Escola 2017, de atendimento oftalmológico em escolas públicas.

Atendimento oftalmológico e tratamento (incluindo doação de óculos) para crianças e adolescentes realizado de forma presencial nas escolas municipais de baixa renda.
Impactados: 20.000 alunos
Localidade: Município de São Paulo

ESPORTE

5) Instituto SOS Reviver
Projeto: 
Judô Mais que Ouro, de inclusão social pela prática de judô.

O objetivo do projeto é ajudar a combater a desigualdade social e promover ações para que o grupo de jovens participantes possa escolher estilos de vida mais saudáveis, longe das drogas, utilizando o judô como esporte educacional. Também promove atividades educacionais, culturais e artísticas, palestras e treinamentos.
Impactados: 100 alunos
Localidade: Nova Iguaçu/Rio de Janeiro

6) Ajudôu
Projeto:
 Esporte Cidadão Ano II, de inclusão social pela prática de futsal, vôlei e judô.

Promove melhoria na qualidade de vida dos jovens participantes, através de noções de disciplina, organização, coletividade, necessidade de criação de objetivos e metas para o desenvolvimento da vida.
Impactados: 480 crianças e adolescentes
Localidade: Brumadinho/Minas Gerais

7) Associação Bauruense de Desportos Aquáticos
Projeto
 Futuro, de inclusão social pela prática de natação, saltos ornamentais e polo.

Serão ministradas aulas gratuitas de saltos ornamentais, natação e polo, revitalizando e abrindo o parque aquático da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para os moradores da localidade.
Impactados: 500 pessoas
Localidade: Seropédica/Rio de Janeiro

8) Fundação Gol de Letra
Projeto:
 Jogo Aberto na Vila, de inclusão social pela prática de judô, futsal e capoeira.

O programa contribui para a educação integral de crianças e adolescentes em 7 escolas públicas de São Paulo, por meio de aprendizagens esportivas, educacionais e do convívio social, envolvendo suas famílias.
Impactados: 796 crianças e adolescentes
Localidade: São Paulo

9)  Associação Desportiva para Deficientes – ADD
Projeto:
 ADD Formando Campeões – Ano II, de inclusão social através do esporte adaptado

Treinamento especializado nas modalidades de bocha, basquetebol em cadeira de rodas, atletismo, natação e tênis de mesa para o desenvolvimento do potencial atlético de jovens deficientes.
Impactados: 60 atletas a partir de 13 anos
Localidade: São Paulo

10) Instituto Superar
Projeto:
 Detecção de Talentos Paraolímpicos Ano II, de inclusão social & desporto de rendimento.

Treinamentos em 3 modalidades paraolímpicas: atletismo, bocha e natação, com atendimento multidisciplinar, coaching esportivo e orientação psicológica.
Impactados: 60 pessoas
Localidade: Suzano/São Paulo

Entre os critérios para escolher os selecionados estiveram impacto social, aplicabilidade (incluindo parcerias, facilidade de execução e previsão de continuidade sem os recursos da NTS), integridade, transparência e respeito aos direitos humanos.

As inscrições puderam ser feitas de 22 de agosto a 18 de outubro de 2018.