Construção de casa em Curitiba é concluída através de parceria

Após 9 meses, a casa da Dona Ivonei, está concluída! O representante executivo do Instituto da Criança, Douglas Meneses, foi o idealizador da iniciativa e percorria 280 km a cada viagem – entre Curitiba, onde mora, e o local das obras – exclusivamente para apoiar e gerenciar a construção da residência.

Aprendi com Pedro Werneck que estamos divididos em dois mundos: os que precisam de ajuda e os que podem ajudar. O primeiro passo é a consciência de que lado estamos, depois não adianta ficar no campo das ideias, é preciso agir, ou seja, mais expressão e inspiração. Assim que conheci a história da Dona Ivonei, coloquei em prática. Entregamos a casa linda, pronta para morar. Que alegria! Que venha a próxima casa!”, destaca Douglas.

Relembre a iniciativa:

O trajeto Curitiba X São Paulo já fazia parte da rotina do paulista Douglas Meneses por quase quatro anos. Desde 2009, Douglas passava frequentemente pela BR 116, principal rodovia do Brasil. Em viagens para a capital do Paraná, no sul do país, o profissional de marketing vinha mantendo o costume de parar no comércio da rodovia para lanchar. Foi então que o paulista conheceu a paranaense Ivonei Costa, de 57 anos, dona de uma barraca que vende bolos, frutas e café.

Em conversa com Ivonei, Douglas descobriu que a barraca é alugada e toda a economia juntada ao longo de sua vida foi em prol da compra de um terreno. Com isso, grande parte do recurso obtido por meio de seu trabalho é destinado para o pagamento de aluguel. Além disso, Douglas descobriu ainda que a paranaense ficou responsável por cuidar sozinha de seus dois filhos, sendo que o mais novo faleceu em um acidente doméstico, na época, com 7 anos de idade. Já o outro com, atualmente 30 anos, passa por problemas de saúde. A aproximação entre os dois fez com que Douglas se sensibilizasse com tal situação e, com isso, foi despertada a vontade de colaborar com Ivonei. Assim, começou um movimento com o apoio de voluntários e parceiros, para construir a tão sonhada casa.

O projeto fez parte do ‘IC mãos à obra’, do Instituto da Criança, que visa reformar ou construir residências e instituições a fim de garantir melhores condições de vida. O lançamento foi feito durante o evento junto a empresários paranaenses, intitulado de “O Maior Evento Social de Curitiba”, onde o Presidente do IC, Pedro Werneck palestrou, dando início à campanha em prol de Ivonei. O foco foi arrecadar fundos e identificar pessoas que poderiam ajudar nesse projeto. “O objetivo é fazer com que esta senhora tenha uma vida mais digna, uma vez que já passou por tanto sofrimento com a perda de um filho”, conclui Douglas.