Lar Santa Catarina recebe apoio intensificado do IC em 2017

O Lar Santa Catarina – LSC – iniciou suas atividades em 1995 sob o comando de Fernanda Ávilla, acolhendo crianças e adolescentes com deficiências mentais, em situação de vulnerabilidade social. Mesmo antes da criação do Instituto da Criança – IC, os irmãos Pedro e Carlos Werneck já apoiavam com seus amigos a instituição.

A instituição vinha sendo mantida preponderantemente por programas públicos que, em decorrência do contexto econômico atual, não foram mantidos e, posteriormente, nem renovados em 2016, causando grande impacto nas finanças. Desde então, o IC, parceiro da instituição há 20 anos, reforçou sua atuação e, com seus recursos captados junto a terceiros, assegurou financeiramente o custeio da instituição com o principal objetivo de garantir a continuidade da operação do LSC.
 
Paralelamente a este apoio financeiro emergencial, o IC deu início a um movimento estratégico na instituição. Entendeu como necessária uma revisão no seu modelo de negócio e na sua gestão com o objetivo de reduzir a sua dependência aos programas públicos. Com isso, o IC criou um grupo de trabalho para desenvolver e implementar este processo, tendo como finalidade principal promover a autossustentabilidade do LSC.
 
Ao final de 2017, vê-se um quadro positivo, fruto dos dois movimentos. Foi constituído um Conselho Consultivo, a formação do Conselho Fiscal foi revista e foi realizado um workshop estratégico. Atualmente, com a continuidade do suporte financeiro dos doadores do IC o fluxo de caixa foi equilibrado, além da realização de obras estruturais na casa, localizada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.