Confira as novidades do Projeto Espaço Cidadão

 

Após realizada a capacitação de monitores para aplicação do Espaço Cidadão, projeto educacional desenvolvido pelo Instituto da Criança – IC, chegou a vez de levar conhecimento a Queimados, baixada fluminense. Dessa vez, a parceria é com o Golfinhos da Baixada, instituição que faz parte da rede do IC. Na aula inaugural, realizada no dia 13 de novembro, os 19 adultos participantes receberam a apostila do projeto.

A cada encontro serão aplicadas duas temáticas com o objetivo de despertar a consciência cidadã aos participantes. Na primeira aula, foram abordados os temas Cidadania e Eu & a Comunidade, sempre ministradas por palestrantes voluntários. A formatura desta turma está prevista para a primeira quinzena de dezembro.
 
Vale destacar que também houve parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita/RJ para a realização do projeto Espaço Cidadão em cinco Centros de Referência de Assistência Social – CRAS dos bairros: Banco de Areia, Rocha Sobrinho, Santa Terezinha, Chatuba e Juscelino. A primeira formatura foi realizada em setembro contemplando participantes do CRAS Banco de Areia e CRAS Rocha Sobrinho, formando 22 adultos. Os participantes receberam certificado de conclusão do curso, além do livro “@nossa língua”.
 
Dando continuidade à parceria com a SEMAS de Mesquita, no dia 14 de novembro, foi realizada a segunda formatura do Projeto Espaço Cidadão onde mais 19 adultos beneficiados do CRAS Santa Terezinha ganharam o livro “Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México” que proporciona uma viagem a obra da artista mais conhecida da América Latina. Além dos alunos formandos, os oito instrutores do projeto também foram presenteados com um certificado e a coletânea “Intérpretes do Brasil’, que reúne grandes obras da literatura brasileira, como forma de agradecimento ao empenho no projeto.