Parceria entre Universidade Estácio e IC contribui na realização de sonho

unnamed-1

 

O improvável não é impossível quando há amor e comprometimento a favor do desenvolvimento social”. Esta afirmação traduz a história de Rodrigo Dias Jesus, um jovem com, atualmente, 30 anos, oriundo de uma família humilde da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Aos três anos de idade, Rodrigo perdeu a mãe e o pai o abandonou. Por essa razão, o jovem, junto aos seus quatro irmãos, foi morar na casa de seus tios avós para residir junto a mais quatro primos.  Foi um período difícil em uma nova casa, como filho adotivo.

Aos 16 anos, Rodrigo começou a vender doces e pedir salgados a serem descartados pela padaria, uma vez que não havia o que comer em casa. Foi então, nesse período, que o jovem conheceu Rogério Werneck, diretor da BOLAR, um projeto de práticas de basquetebol. “Desde o primeiro momento, me identifiquei com o Rogério. Sempre com bons conselhos, ensinando como lidar com as minhas situações difíceis, preocupado com a vida de cada aluno, mostrando a realidade da vida que muitos não se preocupam em demonstrar. Em vários momentos me ajudou financeiramente”, revela.

Os anos se passaram e Rodrigo começou a trabalhar, dividindo seu tempo no time de basquete da Universidade Moacyr Bastos, localizada no centro de Campo Grande/RJ. “Consegui passar no teste e, em 2009, iniciei os estudos em Direito. No semestre seguinte, infelizmente, a direção da universidade resolveu acabar com o time e com as bolsas. Com isso, tive que trancar minha matrícula no curso e passei o ano de 2010 inteiro sem estudar”, afirma.

Em outubro de 2010, Rodrigo começou a atuar na área de vendas de veículos e, em janeiro de 2011, retornou aos estudos na Universidade Estácio de Sá. Inesperadamente, vieram as dificuldades financeiras, já que a comissão das vendas caiu significativamente na época, o que impediu de pagar as mensalidades do curso. O jovem contraiu dívidas e não via de onde tiraria recursos para pagá-la e continuar estudando.

Certa vez, em conversa com Rogério, foi perguntado como estava o andamento na faculdade. Foi então que Rodrigo respondeu que teria que trancar o curso de Direito por não haver condições de pagar as mensalidades. Prontamente, Rogério o ajudou e, logo em seguida, apresentou o Instituto da Criança que, em parceria com a Universidade Estácio, complementou 50% de bolsa de estudos, o que possibilitou o jovem de realizar seu sonho. “Essa conquista foi muito importante, pois sem ela eu não teria condição alguma de me formar e me tornar o primeiro membro da minha família com Ensino Superior e isto é um grande orgulho. Por fim, só tenho a agradecer a Deus pelo privilégio de ter conhecido pessoas maravilhosas, dentre elas o Rogério, já que sem o qual não teria acesso ao Instituto da Criança e me ofereceram essa oportunidade. Torço para que a parceria entre o Instituto da Criança e a Universidade Estácio continue realizando o sonho de muitos jovens como eu que, mesmo com inúmeras dificuldades, sonham em se formar e mudar a história de suas famílias, além de contribuir na transformação do cenário da  juventude  brasileira”, complementa o bacharel em Direito.

Rodrigo se formou no 1º semestre de 2016 e, atualmente, trabalha no Escritório de Advocacia Chalfin, Goldberg, Vainboim & Fichtner.

Sua privacidade é importante

Este site utiliza cookies de terceiros em áreas específicas para assegurar a melhor experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal coleta de dados por meio desses cookies. Ao continuar navegando, entenderemos que você concorda com tais políticas, clique aqui para ler.