Emoção e troca de experiências marcam mais uma edição da Egrégora Social

Promover a troca de conhecimento e experiência entre as organizações sociais da Rede Integrada do Instituto da Criança. Este é o principal objetivo da Egrégora Social, evento promovido pelo Instituto e que conta com a presença de voluntários(as), empresários(as) e, claro, profissionais do Terceiro Setor. Neste ano, o encontro foi realizado no dia 4 de dezembro e a Casa Firjan, localizada em Botafogo, Zona Sul do Rio, gentilmente cedeu o espaço. Além de dar voz e espaço aos(às) empreendedores(as) sociais para compartilharem seus projetos e histórias inspiradoras, a Egrégora Social também apresenta o impacto anual do Instituto da Criança, destacando os resultados alcançados.

A abertura do evento foi feita pelo mestre de cerimônia, Julio Almeida, Gerente de Projetos Sociais do Instituto da Criança que, na sequência, chamou ao palco a representante da Casa Firjan, Maria Letícia, que atua na área de Gerência de Operações. Em seguida, Raquel Fernandes, Diretora Executiva do Instituto da Criança, mostrou o retrato da Rede Integrada que, atualmente, conta com mais de 700 organizações e movimentos sociais espalhadas pelo Brasil. Na sequência, Pedro Werneck, Cofundador e Presidente do Instituto da Criança, contou a história de Deivid, uma criança que reside em Buíque, município de Pernambuco, portadora de uma doença chamada Mielomeningocele, mas que devido ao procedimento cirúrgico que recebeu com o auxílio de um amigo do Instituto, está aprendendo a caminhar. Além disso, por meio de um vídeo, Pedro mostrou os principais resultados dos 59 projetos gerenciados pela organização ao longo de 2023.

Nesta edição, recebemos dois projetos inspiradores: o primeiro foi a Onda Solidária, representado pelo seu presidente, Ricardo Calçado. A organização promove a inclusão social gerando oportunidades em comunidades de baixa renda no Brasil. O segundo foi o Capacitrans, rede de capacitação profissional e empreendedora para pessoas Trans e LGBIs+, representado por Andrea Brazil, idealizadora do projeto. Já o jovem Gabriel Silva, bolsista do curso de Design Gráfico na Estácio, deixou seu depoimento, destacando o início de seu relacionamento com o Instituto da Criança e de que forma a organização transformou seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim como em outras edições, recebemos um painel com o objetivo de aprofundar em um momento de troca de ideias e aprendizado. Dessa vez, a pauta foi sobre diversidade e inclusão. Para isso, contamos com as presenças de Jociene Gomes – Gerente da área de ESG do Grupo Trigo; Gilvan Bueno – Gerente de Inteligência Empresarial na Órama Investimentos; Sônia Dias – Especialista em Sustentabilidade da Brasilcap e Paulo Ganime – Agente de Relacionamento Institucional do Instituto da Criança. Fernanda Souza, Coordenadora da Rede Integrada do Instituto, foi a mediadora do debate.

A emoção tomou conta com a presença da Banda Sinfônica Juvenil Fluminense – programa de música e educação para alunos(as) da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Sob a regência do maestro Vinícius Louzada, os(as) jovens apresentaram lindas melodias.

Como de costume, o momento das homenagens não poderia ficar de fora. Pedro Werneck retornou ao palco para homenagear grupos que se destacaram ao longo de 2023. O momento foi dividido em quatro categorias. Confira os(as) homenageados(as):

1 – Parceiro: Milton Alvarenga e Pedro Genescá.

2 – Empreendedor(a) Social: Carla Stumpf – Lar Santa Catarina; Lu Rufino – Miss Cadeirantes; Anderson Silva – SOS Reviver e Roberto Palmeira – Instituto Hope.

3 – Organização Social: Doe Livros; A Arte Salva e Projeto Avante.

4 – Empresa: Brasilcap; Banco Santander; Embrapec e Geka.

Gostaria de participar da nossa próxima Egrégora Social? Acompanhe nossas mídias sociais e assine a newsletter no nosso site para ficar por dentro de todas as novidades!