GSK realiza ação focada na saúde do planeta com a gestão do Instituto da Criança

Promover a educação ambiental é investir em ações que despertem novos valores nos(as) colaboradores(as) tanto de forma individual, quanto coletiva. Afinal, educar contribui na formação de uma sociedade mais crítica, engajada e consciente ecologicamente. Pensando nisso, a GSK mobilizou colaboradores da empresa para uma ação social focada na saúde do nosso planeta. A iniciativa foi realizada no dia 20 de setembro em uma das maiores florestas do mundo em perímetro urbano, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de 21 colaboradores(as) da GSK. O Instituto da Criança foi o gestor social e operacional da iniciativa por meio da Consolida – área de consultoria estratégica de responsabilidade social às empresas, enquanto o Instituto Moleque Mateiro foi a organização responsável por conduzir a atividade de educação ambiental.

Conscientização, recolhimento de lixo e replantio de árvores foram as atividades-chave da ação. Ao final, todos(as) almoçaram no restaurante do Vale Encantado, que possui forte apelo social e é mantido pelas mulheres da própria comunidade. O cardápio do local é uma releitura de pratos tradicionais, como bobó de camarão e bacalhoada, porém com jaca no lugar das proteínas e outros vegetais utilizados em preparos variados, inclusive sucos.

Para Edilaine Andrade, responsável pela ação através do Instituto da Criança, o voluntariado voltado para ações de educação ambiental tem grande potencial como apoio para o fortalecimento de comunidades resilientes: “Ações como essa contribuem para o desenvolvimento pessoal das pessoas voluntárias, desenvolvendo suas capacidades de trabalho em equipe e empatia. O Instituto da Criança, com sua expertise em ações de voluntariado corporativo, contribui para que empresas parceiras elaborem estratégias de engajamento junto a suas equipes, visando a mobilização e sensibilização para causas sociais e ambientais”, destaca.