Projeto no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho inicia terceira fase

O Movimento União Rio deu início a um novo projeto no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF – iniciando sua terceira fase. Um grupo técnico formado por profissionais da área de Engenharia Civil da Rede D’Or, profissionais do Instituto da Criança e do próprio Hospital, HUCFF, concluiu a licitação, definindo a empresa para realizar as obras.

A nova fase prevê a reforma de 66 consultórios médicos que estão em estado precário e mais a reforma de outros 62 que atualmente estão desativados pelo estado crítico no qual se encontram. Com isso, o hospital contará com obras de reformas estruturais em 128 consultórios médicos. Ainda serão reformados os acessos e o pilotis, totalizando 6.296 m2 de área a serem finalizados.

O Instituto da Criança realiza a gestão operacional da área da saúde do Movimento União Rio, sendo responsável pela aplicação dos recursos, prestação de contas, contratação de fornecedores, aquisição de equipamentos e apresentação dos resultados que estão sendo revisados e aprovados pela empresa auditora EY. Além disso, contando com a cogestão do Instituto Desiderata, o União Rio viabilizou a distribuição de 1 milhão de unidades de EPI’s. A gestão qualificada permitiu que o orçamento fosse otimizado, com uma economia de pouco mais de 1,5 milhão de reais que já estão sendo aplicados na terceira fase, iniciada em 10 de agosto e com previsão de término em 8 de novembro deste ano.

Vale destacar que durante a fase 1, as ações desenvolvidas no HUCFF contribuíram para a ativação de 60 leitos de UTI e 12 leitos de enfermaria para atendimento exclusivo aos pacientes diagnosticados com Covid-19. O escopo contemplou a reforma predial, totalizando 1.100 m2, compra e reparo de equipamentos hospitalares, equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde do hospital e custeio parcial da equipe de profissionais de saúde e equipe técnica.

Já na fase 2 do projeto, patrocinada pela Bradesco Saúde, os resultados obtidos foram a ativação de 98 leitos de enfermaria, mais 60 equipamentos adquiridos e entregues, além de 2.955 m2 reformados. As duas fases iniciais somam 170 leitos, sendo 60 de UTI.

De acordo com a estimativa da direção do hospital, será possível ampliar o número de atendimentos para 1.500 por dia, possibilitando até 400.000 atendimentos por ano, nas 45 especialidades médicas atendidas no HUCFF. Com as três fases do projeto, serão reformados o total de 10.324 m2.

Tudo isso se tornou possível graças à contribuição financeira e a colaboração voluntária de inúmeras pessoas e empresas.