Programa educacional do Instituto da Criança aborda consumo de álcool durante a pandemia

A pandemia tem aumentado o consumo de álcool em diversos países e os efeitos, no longo prazo, já preocupam. Uma pesquisa realizada em dezembro de 2020 da Escola de Saúde Pública da Universidade de Johns Hopkins e da Universidade de Maryland apontou que 60% das pessoas que responderam a uma enquete on-line relataram que seu consumo de álcool havia aumentado. Para a metade delas, a principal causa do aumento foi o estresse. Para chamar a atenção deste tema, o #agentequeaprende, um dos programas educacionais do Instituto da Criança realizou, no dia 2 de setembro, uma edição com o tema “Abuso de álcool e outras drogas em tempo de pandemia”.

O encontro foi realizado on-line e ministrado pela psicóloga e voluntária Gisele Dias. Na ocasião, a profissional conceituou o que são substâncias psicoativas e como as drogas funcionam no cérebro e suas consequências no organismo. Gisele destacou ainda a importância de orientar usuários de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, sem julgamentos e de buscar tratamento também para os familiares e outras pessoas que cuidam, chamados os co-dependentes.

Para a palestrante Gisele Dias participar do #agentequeparende e poder contribuir no trabalho de empreendedores sociais foi enriquecedor: “A possibilidade de gerar um grande impacto social a partir de uma ação voluntária nos engrandece como pessoas e o Instituto da Criança, neste aspecto, além de gerar novos aprendizados para estes empreendedores, abre um espaço incrível de atuação voluntária. Levo a experiência e mantenho a expectativa de permanecer contribuindo para este trabalho”, destaca.

Representantes de 12 instituições integradas à rede do Instituto da Criança participaram do encontro. São elas: Casa Azul Felipe Augusto, Centro Comunitário Nossa Senhora das Graças, Instituto Rogério Steinberg, Lar Santa Catarina, Anjo Eliana, Renovar Saúde Criança, Associação São Vicente de Paulo – Casa da Criança São José, Aca Casa de Bamba, Sociedade Espírita Maria Nunes, núcleo Sócio Cultural Semente do Futuro, Educandário São Luiz e Instituto da Criança. Ao total, 21 profissionais do Terceiro Setor foram capacitados.

Desde o início do programa #agentequeaprende, em 2012, já foram capacitados 1.253 profissionais por meio de 44 edições.