Programa de Eficiência Energética da Light beneficia Hospital da Lagoa

 

Economizar energia é uma forma de proteger o meio ambiente e de minimizar gastos, uma vez que as contas de luz ficam mais baratas. Muito se discute sobre os benefícios em diminuir o consumo de energia e a relevância desse esforço para o planeta, mas infelizmente, nem todos têm consciência sobre a importância de reduzir o desperdício. Pensando nisso, em 2017, a SAGE – parceira do Instituto da Criança – IC, apresentou os editais abertos da Light, o PEE – Programa de Eficiência Energética. Com isso, o IC, na missão de articular ações sociais, indicou e acompanhou o desenvolvimento do processo para que o Hospital da Lagoa fosse contemplado através desta iniciativa.

 

O PEE tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos. O investimento total no Hospital da Lagoa na primeira fase foi de R$ 1.340.000,00. Com isso, através do recurso da Light, foram instaladas 430 placas fotovoltaicas, todas as 4.000 lâmpadas já foram trocadas por lâmpadas de LED e 2 aparelhos de ar condicionado 15TR foram instalados – um na farmácia e outro no restaurante do Hospital da Lagoa. A conta de luz do hospital será reduzida em cerca de 20% ao mês.

 

A Coordenadora do Setor de Qualidade Assistencial do Hospital da Lagoa, Ana Cristina Figueiredo, destaca a importância do projeto: “Agradeço por toda a articulação que o Instituto da Criança fez para viabilizar este projeto. Agora, estamos concorrendo a 2ª fase. Queremos direcionar o próximo recurso para o prédio que abriga os médicos residentes por meio de um sistema de água quente, placas fotovoltaicas e lâmpadas florescentes“, destaca.