“Papo de Pele Atópica”: projeto compartilha dicas e experiências sobre a dermatite atópica – Instituto da Criança

“Papo de Pele Atópica”: projeto compartilha dicas e experiências sobre a dermatite atópica

A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é uma doença crônica muito comum, especialmente entre crianças. Os seus principais sintomas são ressecamento, lesões avermelhadas na pele e muita coceira – variando a intensidade de acordo com cada indivíduo.

Levando em consideração a incidência do quadro no país e a dificuldade de acesso a conteúdos especializados sobre a doença, a Fundação Eczema, a Pierre Fabre e a Darrow deram início ao “Papo de Pele Atópica”, uma comunidade virtual gratuita que busca não só oferecer um suporte especializado, como compartilhar dicas e experiências sobre a condição.

Sobre o projeto:

A dermatite atópica afeta cerca de 25% da população na infância e 7% dos adultos brasileiros, segundo artigo da Sociedade Brasileira de Dermatologia de 2018. Na maioria das vezes, o quadro está relacionado a alergias respiratórias, como bronquite e asma. Embora não seja uma condição contagiosa, a dermatite atópica resulta em sinais na pele que podem levar à exclusão social, influenciando diretamente na autoestima dos pacientes, especialmente de crianças. Além disso, o diagnóstico da dermatite atópica pode ser muitas vezes difícil, trazendo angústia para os seus portadores e familiares.

Pensando nisso, a comunidade “Papo de Pele Atópica”, patrocinada pela Fundação Eczema, Pierre Fabre e Darrow, com a gestão social do Instituto da Criança, surge como um espaço de acolhimento para todos que lidam com a dermatite atópica. Por lá, é possível ter acesso à conteúdo de médicos especialistas, psicólogos e influenciadoras digitais que também convivem com este tipo de dermatite.

É possível ainda acompanhar publicações diárias e lives que contam com a presença de dermatologistas, profissionais da saúde e convidados que dividem experiências e dicas sobre o assunto.

Para conferir todo o conteúdo disponibilizado pela comunidade “Papo de Pele Atópica”, é muito simples: basta acessar o perfil @papodepeleatopica e clicar no link da bio para se juntar ao grupo gratuitamente, conferir todas as publicações, participar de enquetes, além de compartilhar experiências.