Movimento União Rio supera a marca de 1 milhão de Equipamentos de Proteção Individual entregues aos profissionais de saúde

O Brasil ultrapassou a marca de 50 mil mortes devido à pandemia da Covid-19. Nesse período, um movimento importante para o combate à doença foi criado no Rio de Janeiro, o União Rio. A ação, coordenada por membros da sociedade civil realiza suas ações por meio de instituições não governamentais, é um sopro de esperança e de contribuição humanitária neste cenário dramático instaurado no país. O União Rio atua em duas frentes: Saúde e Comunidades, tendo como único objetivo contribuir para preservar vidas.

Ao longo deste período foi travada uma verdadeira batalha contra o coronavírus e o movimento conseguiu, na área da Saúde, contando com a gestão financeira, operacional e técnica do Instituto da Criança e do Instituto Desiderata, que contribui significativamente neste processo. Mais um significativo exemplo ocorreu na quarta-feira, dia 24 de junho, ao alcançar a marca de 1 milhão de EPIs doados nos hospitais e instituições da força pública contribuindo na proteção dos profissionais que prestam atendimento direto ao público, proporcionando segurança, garantindo menor contaminação e evitando o afastamento dos mesmos.

O poder de mobilização do Movimento União Rio, na área da Saúde, não se restringe à entrega de equipamentos de proteção de individual. Boa parte dos recursos foram investidos em reforma e reativação de 60 leitos de UTI e 110 leitos enfermaria no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, dedicados exclusivamente ao atendimento à pacientes com Covid-19. Além disso, o União Rio viabilizou a doação de 125 equipamentos para o hospital, o que inclui respiradores, monitores Multiparâmetro, central de monitoramento, ventiladores não-invasivos, raio x portátil, ultrassom digital e assegurou o custeio para contratação de técnicos profissionais.

Outro investimento foi a ativação de 200 leitos, sendo 100 de UTI, no Hospital de Campanha Parque dos Atletas, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto D’Or, gestor do projeto e que contou com a participação de outros investidores. O investimento social feito pelo União Rio para este hospital, a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas, foi de R$10 milhões. O movimento viabilizou também o aporte de outros R$10 milhões por meio de doações das empresas Stone e da Qualicorp.

Como doar para o Movimento União Rio:

Acesse: movimentouniaorio.org, clique em FAÇA UMA DOAÇÃO e selecione uma das frentes de atuação especificadas nos respectivos links: SAÚDE ou COMUNIDADE.

Ao clicar, o interessado é direcionado para a página de doação, onde é informado sobre a destinação desses recursos, que também serão revisados pela EY. Além de doar, é possível acompanhar o desenvolvimento das ações, com dados e números destinados a cada setor.