Em parceria com o Instituto da Criança, Aliansce Sonae realiza ação para incentivar o hábito da leitura entre crianças de todo o país

De acordo com pesquisa realizada, em 2020, pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e Ibope, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores de 2015 a 2019. 5% dos leitores e 1% dos não leitores disseram não ter lido mais porque os livros são caros. Diante deste cenário, a Aliansce Sonae, administradora de shopping centers, lançou o projeto “Leitura para Todos”, que tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura entre os pequenos. O projeto conta com a gestão social do Instituto da Criança, responsável pelo mapeamento e base de dados das organizações sociais identificadas para a distribuição dos livros, apoio aos shoppings para agendamento de atividades nas instituições parceiras, além de relatórios de resultados das ações.

Na primeira etapa do projeto, em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia Nacional da Leitura, tiveram atividades de incentivo à leitura nos 38 shoppings da rede com contação de histórias, troca-troca de livros e Meet & greet com personagens. Além disso, foram doados e distribuídos 100 mil exemplares do livro infantil Fubá, da autora Tatiana Kauss, para mais de 270 instituições e 30 bibliotecas comunitárias do Brasil.

A meta é impactar 500 mil jovens até o final de 2022 com mais ações do projeto.