Confira as novidades do Movimento União Rio na área da saúde

O Projeto de leitos HUCFF – Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – é uma iniciativa do Movimento União Rio, com gestão social do Instituto da Criança, responsável pela aplicação dos recursos, prestação de contas, contratação de fornecedores, aquisição de equipamentos e apresentação dos resultados que serão auditados.

A iniciativa primária foi a ativação de 60 leitos de UTI e 12 leitos pós UTI no HUCFF mais conhecido como Hospital do Fundão/UFRJ. Nesta fase, temos os seguintes destaques: 75 equipamentos, sendo 62 monitores multiparâmetro, 1 central de monitoramento, 5 respiradores não invasivos, 1 Raio x digital portátil e 6 respiradores pulmonares multiparamétricos; 79 equipamentos reparados, como 11 respiradores pulmonares multiparamétricos, 62 camas elétricas, 4 monitores multiparâmetro, 1 cardioversor e 1 desfibrilador, além de 9.000 EPI´s – equipamentos de proteção individual.

Vale destacar ainda a contribuição financeira do movimento União Rio como um dos patrocinadores para a implantação do Hospital de Campanha, na zona oeste do Rio de Janeiro para atender pacientes do SUS vítimas da Covid-19. O Hospital, localizado no terreno intitulado Parque dos Atletas, contará com 200 leitos, sendo 50 de UTI e 150 de internação. Os 50 leitos de UTI serão equipados com dispositivos necessários para pacientes de alta complexidade, como ventiladores mecânicos, monitores e bombas de infusão. A unidade contará ainda com equipamentos de diagnóstico adequados ao tratamento, como tomógrafos, ecocardiógrafo, aparelho de ultrassonografia e radiologia convencional, além de suporte de laboratório de patologia clínica.

A construção e a gestão do Hospital serão feitas pelo Instituto D’Or. O terreno está sob gestão do governo do Estado. Os custos do Hospital de Campanha Parque dos Atletas estão orçados em R$ 50 milhões e serão divididos pelos seguintes patrocinadores: Rede D’Or São Luiz, União Rio, Qualicorp, Stone Pagamentos, Mubadala, , Sul América Seguros, Vale e Banco BV.