Aliansce Sonae realiza ação para incentivar o hábito da leitura entre crianças de todo o país em parceria com o Instituto da Criança – Instituto da Criança

Aliansce Sonae realiza ação para incentivar o hábito da leitura entre crianças de todo o país em parceria com o Instituto da Criança

O Leitura Para Todos é uma iniciativa realizada desde 2021 pela Aliansce Sonae – administradora de shoppings centers – que, muito mais do que doar livros para crianças de 0 a 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade, tem o objetivo de colaborar para a transformação social. Desde a primeira edição da campanha, que já conta com quatro edições, o Instituto da Criança é responsável pela seleção de equipamentos sociais localizados no entorno dos 38 shoppings que participam da iniciativa.

Foram priorizadas organizações que participaram da campanha em 2021, uma vez que o projeto se propõe também a acompanhar e mensurar o desenvolvimento de crianças impactadas por ações de formação leitora.

“Entre Cores e Olhares”, de Tatiana Kauss, foi a obra escolhida desta edição. O segundo livro da coleção “Histórias da Tati” fala sobre a possível amizade entre a menina e um coelho, que escapole da pintura para a vida. Um convite à imaginação de crianças que encontram na literatura um terreno fértil para aprender a sonhar.

Sofia, de 7 anos, disse ter aprendido muito com o livro em questão: “Aprendi que devemos respeitar todo mundo. Temos que tratar muito bem nossos amigos que têm a cor diferente”, destaca.

Outro objetivo do projeto foi levantar registros e impressões de beneficiários sobre o impacto da formação leitora no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

Confira os resultados da iniciativa em 2022:

38 shoppings localizado nas 5 regiões do Brasil;
34 municípios;
401 organizações aprovadas;
200.000 crianças beneficiadas.