“Participar da Egrégora Social, evento do Instituto da Criança – IC, foi um momento especial e feliz, que muito nos emocionou. Conhecer o alcance do trabalho do IC e ver, ao vivo e a cores, como ele vem impactando a vida de tantas pessoas é comovente. Nos sentimos especialmente privilegiadas por poder ter o IC como parceiro em 2023 e com a acolhida tão carinhosa do nosso Projeto Happy Hands – inglês on-line para crianças e adolescentes – e o Projeto SEED, inglês on-line para adultos no próximo ano. Chegamos com a “mochila meio cheia” e saímos com ela abarrotada. Muito obrigada por nos proporcionar essa tarde feliz e pela oportunidade de conhecer e participar da homenagem a tantas pessoas que fazem o BEM”.

Virgínia Vaz

Coordenadora do Projeto Happy Hands

“Cuido da comunicação do Grupo Irajá – um dos parceiros do Instituto da Criança – e acompanho há alguns anos o trabalho maravilhoso que vem sendo realizado. Me emociono todas as vezes em que vejo os resultados. É uma corrente positiva e necessária, que não pode parar, caminhando para um futuro melhor e mais justo para todos. Toda a minha admiração pelo Instituto e sua equipe. Contem comigo e com o Grupo Irajá sempre que precisarem!”

Fernanda Cotta

Colaboradora da área de comunicação do Grupo Irajá

“Saímos da Egrégora Social, evento realizado pelo Instituto da Criança, com o coração cheio de esperança, com sonhos renovados e com a certeza de que estamos no caminho certo. Quantas pessoas maravilhosas reunidas naquele auditório… Energia de amor! Orientar e colaborar com o(a) empreendedor(a) social é fundamental. Pessoas e empresas muitas vezes não sabem por onde começar ou como crescer. Vimos depoimentos emocionantes e nos sentimos parte dessa corrente que deseja fazer a diferença, de transformar, de dar oportunidades.”

Ilma Lopes

Coordenação do Projeto Happy Hands

“A experiência de participar da 6ª edição do #agentequeaprende, um dos programas educacionais do Instituto da Criança – IC, foi ótima para nós, do hub do bem. Ainda mais por ter a chance de compartilhar sobre um tema tão relevante para o Terceiro Setor, que é a Transformação Digital e a sua importância para as organizações sociais. Agradecemos imensamente ao IC por essa iniciativa e as organizações presentes por terem participado e interagido durante a palestra. O IC está de parabéns por fomentar na rede de organizações parceiras o fortalecimento institucional das mesmas, pois tenho convicção de que é desta forma que iremos prepará-las para atingirem maiores resultados e impactar positivamente a nossa sociedade”.

Tiago do Val

Membro fundador do hub do bem

“O GIS – Gestão da Inteligência Social – programa do Instituto da Criança – que ao longo desses 2 anos vêm potencializando o Instituto Golfinhos da Baixada. Primeiro foi realizado um diagnóstico seguido de uma apresentação de resultados, e, por fim, uma sequência de reuniões de assessoria com profissionais capacitados em diversas áreas. O que mais me chama a atenção é o método utilizado, o diálogo estabelecido pelos intermediadores e as metas que são estabelecidas para o desenvolvimento sustentável do Instituto Golfinhos. Mas o grande sucesso desse programa passa pela capacidade de diálogo entre as partes envolvidas, assim como o respeito pelos conhecimentos já adquiridos pela coordenação do Golfinhos e o processo de construção coletiva, onde não existe o dono da verdade, mas sim, dois Institutos que estão querendo um mundo melhor.
Aproveito para deixar um agradecimento a toda equipe do Instituto da Criança, pela forma carinhosa e a capacidade de nos ouvir devagar que tem feito a diferença na condução do Instituto Golfinhos que, consequentemente, transforma a vida de diversas crianças e adolescentes da nossa querida Baixada Fluminense”.

André Pequeno

Coordenador esportivo e fundador do Instituto Golfinhos da Baixada

“Sinto-me imensamente honrada e grata pela oportunidade de ter participado da edição do #agentequeaprende, programa educacional do Instituto da Criança, com o tema “Nutrição em Ação”. Como nutricionista do Lar Santa Catarina – organização que acolhe crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência física e/ou mental em situação de vulnerabilidade social, posso dizer que foi de uma incrível riqueza de informações e aprendizado sobre alimentação e nutrição, dentre as quais destaco o aproveitamento de alimentos, os vilões da alimentação e também a possibilidade de cultivo de uma pequena horta de ervas/temperos (que já incluí no nosso projeto). As questões relacionadas ao cuidado com a nossa saúde, tanto física e mental quanto profissional, também tiveram um grande peso, pois para se promover saúde, precisa-se, primeiramente, cuidar da sua própria. Sou imensamente grata ao Instituto pelo convite e pela oportunidade em aprimorar meus conhecimentos sobre nutrição, melhorando a forma de trabalhar nutrindo o corpo e a alma dos meus pacientes”.

Felícia Queiroz

Nutricionista no Lar Santa Catarina

“Troca, informação, compartilhamento, partilha, transformação, formação de redes, lideranças. Essas são palavras que remetem ao #agentequeaprende, programa do Instituto da Criança desenvolvido desde 2012. A iniciativa traz para os líderes sociais, para nós, que estamos na ponta desenvolvendo os projetos, um pouco mais de conhecimento, compartilhamento de informações e de transformação, além de segurança. Porque quando a gente aprende aquilo, a gente se desenvolve. A gente é capaz de fazer a diferença no território em que estamos atuando. Posso dizer, com muito carinho que participei da primeira edição desse programa”.

Flávia Silva

Coordenadora Pedagógica da Associação Prover

“Amo o grupo de WhatsApp “Os Improváveis” porque temos ótimos projetos fazendo trocas e se solidarizando uns para com os outros. É um grupo que, através do Instituto da Criança, faz muita diferença na sociedade. Nós, da ACA – CASA DE BAMBAS, já contribuímos com muitas famílias por lá”.

Romildo Santos

Mestre jagunço e presidente da ACA – Casa de Bambas

“A construção do telhado realizada pelo Instituto da Criança, por meio da campanha SOS Petrópolis, foi uma realização para os nossos atendidos, pois entendemos que os esportes praticados na quadra poliesportiva, como futebol, artes marciais, dança contribuem para o desenvolvimento da autoconfiança, da concentração, estimula atividades cognitivas, auxilia a manter o peso ideal, aumenta o condicionamento físico e a resistência. Além disso, será possível retornar as oficinas de Judô, Boxe, Capoeira, Jiu-jitsu, Kung fu, Futebol, Dança e Educação Física que ocorriam no antigo galpão atingido por uma barreira durante as chuvas que ocorreram em Petrópolis”.

José Claudio de Souza

Coordenador de Projetos do C3

“Agradecemos à família Instituto da Criança por todo o carinho na condução do projeto que beneficiou o Instituto Incluir com um prêmio financeiro, em comemoração aos 35 anos do nosso escritório. Vocês foram incríveis! Que venham mais iniciativas como esta e que possamos, cada vez mais, inspirar outras marcas no fomento ao desenvolvimento social!”

Cristiane Ruiz

Head – Marketing & Business Development – da Di Blasi, Parente & Associados

Antônio Pap

“Felizmente, posso afirmar que o Prodes superou todas as minhas expectativas. O conteúdo oferecido, as interações com mentores e as atividades práticas foram extremamente enriquecedoras. Além disso, a organização e estrutura do programa garantiram uma experiência de aprendizado de alto nível. Durante o programa, tive acesso a uma vasta gama de conhecimentos relevantes para o desenvolvimento do meu projeto como empreendedor social. Dentre eles, destaco aprofundamento em estratégias de captação de recursos, gestão financeira, construção de parcerias e marketing social. Esses conhecimentos têm sido fundamentais para moldar e fortalecer a minha abordagem como empreendedor social, permitindo-me tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Além disso, a diversidade e experiência dos mentores e palestrantes contribuíram para uma visão mais ampla e abrangente do empreendedorismo social, incentivando-me a explorar novas abordagens e soluções inovadoras.”

Antônio Pap
Empreendedor Social no Instituto EcoBúzios

Francisca Dalyla Martins

“Foi com muita alegria que participei do programa #agentequeaprende. Durante os encontros, as crianças foram bem participativas e comunicativas. Esses valores são muito importantes para a vida de cada pessoa, pois elas podem se tornar adultas praticando respeito a si e aos outros. Em sala, as crianças mudaram a maneira de se relacionar uma com as outras respeitando a vez do colega falar.”

Francisca Dalyla Martins
Associação Grupo de Apoio as Comunidades Carentes - AGACC

Nicholas Sendas

“Para nós, do Grupo Sendas, é motivo de grande orgulho ser parceiro de uma organização que faz um trabalho tão lindo e eficiente como o Instituto da Criança. A família Sendas sempre prezou pelo engajamento em responsabilidade social. Entendemos que é importante fazer a nossa parte, e torna-se ainda mais especial quando o apoio é destinado às comunidades de São João de Meriti, onde iniciamos a nossa história.”

Nicholas Sendas
Business Developer do Grupo Sendas

Gilberto Eloi Farias

“Acredito que o Prodes – Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Sociais – contribuiu para um olhar crítico em relação às áreas e ações no Instituto Golfinhos da Baixada. Tive acesso à consultoria de profissionais super qualificados que, sem o programa seria quase impossível ter. A partir disso, permitiu-se acesso ao todo o conteúdo, estudos de caso, vídeos e muito mais. Uma verdadeira especialização organizacional com foco no social. Para nós, empreendedores sociais, é fundamental ter parceiros com esse cuidado em profissionalizar as bases para que, assim, seja possível impactar mais pessoas com velocidade e, acima de tudo, com qualidade. Estamos muito acostumados em ver projetos sociais com intenções genuínas, com vontade de fazer e ajudar, porém, boa parte deles não sabem caminhar quando se é alcançado um patamar maior e, diante disso, surge o Prodes, uma iniciativa espetacular que capacita lideranças e profissionaliza aqueles que acreditam e que permitem se desconstruir para reconstruir”.

Gilberto Eloi Farias
Administrador e Cofundador do Instituto Golfinhos da Baixada

Paulo Parente Marques Mendes

“A parceria de sucesso entre a Di Blasi, Parente & Associados e o Instituto da Criança se iniciou logo após a fundação do Instituto. Desde então, estamos juntos contribuindo para a construção de um mundo melhor e mais justo. Em 2022, nosso escritório celebra 35 anos. O Instituto da Criança está inserido e faz parte dessa celebração, que contará com a escolha de um projeto social conectando inovação, empreendedorismo e tecnologias, que formam a base de nossos valores.”

Paulo Parente Marques Mendes
Sócio-fundador – Di Blasi, Parente & Associados